sexta-feira, janeiro 05, 2007

- Blog de Volta - Pausa e Orkut -

Após uma pausa de, digamos, quase dois anos sem postar, decidi reavivar este reconfortante espaço para exposição de idéias.

Na maioria minhas, mas ainda assim acho que boas idéias!!! :p

Neste período em que estive off do mundo blogueiro, confesso ter me envolvido em algo bem menos estimulante e bem mais invasivo: o orkut!

É incrível como este site norte-americano de relacionamentos ganhou espaço entre os internautas brasileiros, que hoje já correspondem a cerca de 75% do total de usuários. O que no início - tanto para seu inventor quanto pra mim mesma - representava apenas mais um facilitador no quesito contato com os amigos, possibilitando inclusive o reencontro de colegas de infância ou, quem sabe, até a construção de outros laços ganhou novas funções e usos.

Primeiro foram os recados em massa poluindo nossos scrapbook;depois toda sorte de propagandas de serviços, produtos, divulgação de shows e até vírus disfarçados de inocentes links de fotos... Aff... Haja tempo para encontrar os recados que realmente estavam endereçados a nós.

Mas, sinceramente, hoje isso é o de menos a me encomodar. E na invasão de privacidade?!? Nem se fala, já que o orkut nos oferece verdadeiramente é ausência dela. O que me mantém inscrita neste programa, o que ainda faz minha fotinho continuar flutuando entre os amigos de mais de 600 pessoas é justamente a possibilidade que temos de manipular a forma como os outros nos vêem através do orkut.

Sim! Você já experimentou trocar seu estado civil no perfil? Experimente!!! Dependo do que você escolher - solteiro, namorando, casado - a resposta será imediata, causando muitas vezes fofocas homéricas, com direito até a afirmativas certeiras de que você casou sim, está até de aliança. Ou troque todas as suas fotos do álbum, modifique-as, construa uma nova pessoa, paralela a essa que você realmente é. Você será questionado, pois está diferente; ou será parabenizado, está mais feliz!

No Orkut, há quem se sinta realmente em um reallity show - e goste disso! Há quem passe horas e horas xeretando os álbuns, os recadinhos e as respostas de conhecidos e até desconhecidos;há quem perca um tempo absurdo procurando novidades da vida alheia, mas o pior pra mim são aqueles que gastam neurônios acreditando e se preocupando com que encontram no orkut.


O que pra mim não nada mais do que uma forma rápida de deixar recados para os amigos - visto que detesto qualquer tipo de chat - é para os outros como um "espelho do real", literalmente. No que diz respeito a mim, só lamento... Eu não assinei nem um Termo de Compromisso afirmando que só colocaria lá informações verídicas...


2 comentários:

Rogério Tomaz Jr. disse...

Esse bicho é mesmo (para alguns) um simulacro da realidade... rs
Bjo e legal que vc voltou a escrever!

Consultora Sentimental disse...

Eu quero te ver!!!